O ritual da Missa revive exatamente o momento da paixão de Cristo como explicado no tópico abaixo deste O que é a Santa Missa? Agora, explicarei cada uma das partes desta, desde o início até o final para melhor entendermos. Os fiéis se reúnem em nome da Santíssima Trindade,confessam arrependimento pelas faltas cometidas, louvam e pedem graças ao Senhor. A assembléia se prepara para viver todos os atos da Missa propriamente dita.
A primeira parte que são os RITOS INICIAIS, se celebra a chegada dos convidados de Jesus à sua mesa sempre invocando a Santíssima Trindade (por isso sempre se canta ou se reza o Em nome da Pai, do Filho e do Espírito Santo) com o canto de entrada. Em seguida vem o Ato Penintencial, que é o momento de pedirmos perdão pelos nossos pecados cometidos contra Deus. Lembrando que, o ato penintencial não é uma confissão regular, como aquela que você expõe ao padre os seus pecados e ele os absolve, mas uma forma dos fiéis tomarem consciência de que é um pecador e que precisa ser perdoado por Jesus. Neste momento se canta o Kyrie Eleison (quer dizer tem de piedade de nós). Depois cantamos o hino de louvor, como o próprio nome já diz, é hora de louvar e agradecer a Deus por todas as graças derramadas sobre nós, sendo prosseguido pela oração da assembléia que reúne todos os pedidos da igreja e do povo. A segunda parte é a LITURGIA DA PALAVRA, o alimento espiritual, a palavra de Deus que e a boa nova que Jesus pregava. Dentre elas estão a primeira leitura (mostra o que Deus quer de nós e normalmente são leituras do antigo testamento, sendo durante a páscoa mudada para o novo testamento) , o salmo de resposta (é a nossa resposta para Deus), a segunda leitura (mostra a doutrina dos apóstolos e são normalmente as cartas do novo testamento) e a aclamação do evangelho (é a palavra viva de Deus em Jesus Cristo). Terminado o evangelho, o padre começa a sua homilía, que é a explicação das leituras com o evangelho e nós respondemos com a profissão de fé rezando o credo (creio em Deus Pai, todo poderoso...) A terceira parte segue com a LITURGIA SACRAMENTAL ou LITURGIA EUCARÍSTICA, é aí onde nós apresentamos o pão e o vinho com a preparação das ofertas, onde iremos entregar a nossa vida, os nossos sofrimentos, enfim tudo entregamos a Deus nesta hora. A maioria das pessoas que não entendem muito bem este significado das ofertas, acham que é somente a hora da coleta do dinheiro, e não é. Logo mais vem a oração eucarística, sendo o momento que celebramos a paixão, morte, ressurreição e glorificação de Jesus Cristo. O padre eleva o pão e o vinho oferecendo a Deus o corpo e o sangue de Jesus, e intercende por nós, pela igreja, pelos mortos... Rezamos agora o pai-nosso para mostrar que somos filhos do mesmo pai; o abraço da paz onde desejamos a paz de Cristo entre os irmãos como um gesto de fraterninade; a comunhão que o próprio nome já diz, é a hora em que entramos em comunhão com Jesus Cristo, recebendo o seu corpo e o seu sangue vivo. A última parte são os RITOS FINAIS, Deus por meio do padre, nos abençoa com a benção final e nos envia para nossa vida diária.
“Nosso Senhor nos concede tudo o que lhe pedimos na Santa Missa: e ó que mais vale é que nos dá ainda o que nem sequer cogitamos pedir-lhe e que, entretanto nos é necessário” (São Jerônimo).
“Se conhecêssemos o valor do santo sacrifício da missa que zelo não teríamos em assistir a ela!” (São Cura d’Ars).
“A missa é o Sol da Igreja” (São Francisco de Sales).
0 comentários:
Postar um comentário