Nós fiéis, temos sempre o hábito de usar medalhas de Nossa Senhora no pescoço, e essa devoção é uma forma de mostrar nossa fé, sinal de veneração à Mãe de Deus e a confiança por ela. Usar medalhas não é uma supertição! No Concílio de Trento, em 1563, a Igreja fixou o bom uso de medalhas, imagens, escapulários, lembrando aos cristãos que não significa que colocamos nossa fé nas imagens e sim que veneramos as pessoas que elas representam. A pequena medalha nos ajuda a conservar este amor vivo em nosso coração e em nosso espírito, porque temos a memória curta e a vontade fraca. Através da medalha, é que demonstramos nosso comportamento digno de uma filha de Nossa Senhora.
A medalha foi desenhada pela própria Virgem que a mostrou sob a forma oval, com as gravuras a serem colocadas, juntamente com os dizeres. Partindo disso, a Virgem explicou o que significava cada parte: a mensagem implicita e explicita de sua própria identidade, sua Imaculdada Conceição, sua maternidade universal. Em seguida disse: " Aqueles que usarem com devoção , receberá grandes graças". Maria sempre intercede por nós. A mensagem gravada na medalha diz:
" Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós ". Maria foi a primeira a ser salva, beneficiou a humanidade, por antecipação dos méritos da Paixão de seu Filho Jesus Cristo, em vista de sua maternidade divina. Seus pés foram colocados sobre a metade de uma bola (o mundo) e esmagam a cabeça de uma serpente (forças do mal). Suas mãos estão abertas e seus dedos ornados por anéis revestidos de pedrarias de onde partem raios que descem sobre a terra. O "M"com uma cruz gravada na medalha, mostra a relação indissolúvel que liga Cristo à sua mãe Maria. Logo abaixo há 2 corações que saem chamas, sendo o coração coroado de espinhos é o Coração de Jesus ( relebrando a Paixão de Cristo) e o coração atravessado por uma espada, é o coração de sua Mãe (o amor de Cristo que habita em Maria). As doze estrelas significa os 12 apóstolos e também a igreja, uma luz para o mundo. Tenhamos sempre essa fé, e que possamos recorrer a Virgem que intercede junto à seu Filho Jesus por todos nós.
0 comentários:
Postar um comentário